• tallesfelipe@tallesfelipe.com.br

POR ONDE COMEÇAR?

Se a sua meta não está no papel, então nem sequer é uma meta.

Ítalo Marsili

Por onde começar?

Pode parecer uma pergunta meio clichê, eu concordo, mas te garanto que a resposta é bem mais clichê ainda. Contudo, por mais clichê e óbvia que pareça, nós não fazemos as coisas assim.

Então, como poderemos responder essa pergunta óbvia e clichê, com uma resposta a primeira vista, bem idiota, mas te garanto que no decorrer do texto, fará sentido.

– Por onde começar? Você me pergunta. – Pelo começo – Eu te respondo.

Eu avisei que a resposta seria clichê e óbvia demais, mas na prática, nem sempre fazemos o óbvio, e muitas vezes, quando vamos começar um projeto novo, atropelamos o começo e no fim, geralmente, acabamos “quebrando a cara”.

DEFININDO UMA META

Quando digo “começar pelo começo”, quero dizer que precisamos começar fazendo algo que geralmente não fazemos, que é definindo uma meta, um objetivo.

Nosso empreendimento, seja ele qual for, pode ser comparado a uma viagem. Quando vamos viajar, definimos o destino, a data e a partir dai, começamos a levantar os recursos necessários para que a viagem seja um sucesso. Quantos dias ficaremos, se precisaremos tirar férias, qual o montante em dinheiro vamos precisar levar e por ai vai.

Entretanto, qualquer decisão, escolha ou atitudes que tomamos em nossa vida, tem a ideia de nos levar a um objetivo, mas mesmo assim, nunca consideramos as variáveis e agimos por agir.

Portanto, ao definir uma meta seja ela qual for, precisamos ter em mente que essa meta precisa ser inteligente e para ser inteligente precisa respeitar alguns pré-requisitos básicos, são eles:

  1. Ela precisa ser clara.

Precisamos responder as peguntas, o que exatamente nós estamos buscando? Onde exatamento nós queremos chegar?

2. Ela precisa ser medida de alguma forma.

As perguntas a serem feitas são: como sei que estou chegando próximo do meu objetivo? Como quantificar de alguma forma essa meta?

3. Nossa meta tem que ser alcançável.

É possivel realizá-la? Eu tenho os recursos emocionais, financeiros e físicos necessários e suficientes?

4. Nosso objetivo precisa ter alguma importância para nós.

A esse princípio, damos o nome de relevância e a questão a ser levantada aqui é: porque alcannçar essa meta é importante para nós?

5. Por fim, nossa meta precisa ter data para se realizar.

É um erro estipular uma meta e deixar o prazo em aberto, dessa forma nunca sera possivel limitar a realização dela, poderemos nos acomodar e deixar que o tempo corra solto e sem direção, contudo, no fim, nunca teremos realizado nada.

Meta sem data é tempo perdido.

É Preciso definir uma data para que ela se realize, a pergunta a ser feita aqui é: para quando?

O começo define todo o processo e como disse alguém certa feita, “um bom começo já é meio caminho andado“, essa frase faz sentido, porque se começamos bem, consiguimos prever os imprevistos, os recursos, o investimento, o tempo e tudo mais que seja importante para a realização desse projeto, porque não dizer do nosso sonho?

Faz sentido para você? Eu espero que sim.

Um grande Abraço e até mais.

Talles F. A. Grein

Levanta! E faça a sua vida acontecer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *